Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Agência FGTAS/SINE de Gravataí atende ao público normalmente

Publicação:

Divulgação FGTAS
Agência FGTAS/SINE de Gravataí atende ao público normalmente

A Agência FGTAS/SINE de Gravataí (Rua Benjamin Constant, 100) retomou o atendimento ao público nesta segunda-feira, 29 de setembro, das 8h às 16h. Todas as pessoas que comparecerem à unidade receberão atendimento.

“Não é necessário que a população enfrente filas e nem chegue de madrugada para aguardar a distribuição de fichas”, destaca o diretor-técnico da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) em exercício na presidência, Leonardo Meira de Andrade. O diretor afirma que a instituição pretende colocar em dia os atendimentos ainda nesta primeira semana de retorno das atividades.

A unidade teve de suspender o atendimento de solicitações de seguro-desemprego e de intermediação de mão de obra, enquanto aguardava a instalação da internet por parte da empresa de telefonia, após a mudança de sede. A FGTAS, inclusive, comunicou à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) do atraso da instalação em duas oportunidades. A rede é fundamental para a prestação dos serviços, uma vez que viabiliza a utilização do Sistema Mais Emprego, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Durante o período, a população foi atendida nas Agências das cidades vizinhas, como Cachoeirinha, para onde foram deslocados mais servidores para atender à demanda.

A Agências FGTAS/SINE de Gravataí realiza intermediação de mão de obra, encaminhamento para seguro-desemprego, pré-matrículas em cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), além de desenvolver ações do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA). Para o segundo semestre de 2014, está prevista a abertura de 161 vagas em cursos gratuitos do Pronatec: Agente de Limpeza e Conservação (34), Operador de Supermercados (23), Porteiro e Vigia (26), Promotor de Vendas (57) e Vendedor (21). As capacitações serão abertas gradualmente, conforme cronograma das instituições que operacionalizam os cursos.

Os cursos de qualificação são gratuitos para trabalhadores, empregados e desempregados, com idades a partir de 16 anos. Pessoas com deficiência e trabalhadores que solicitam seguro-desemprego pela segunda vez em 10 anos são público prioritário. Interessados devem se dirigir à Agência FGTAS/SINE de seu município, portando Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Menores de 18 anos devem estar acompanhados de responsável.

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social