Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Ação Jovem oferecerá mais de 1,4 mil vagas de emprego em 27 Agências FGTAS/Sine

Publicação:

Divulgação
Divulgação

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) realizará mais uma edição da Ação Jovem, nesta quarta-feira, 14 de agosto, em 27 Agências FGTAS/Sine. O evento envolve atendimento preferencial para jovens, com idades entre 14 e 29 anos, nas áreas de intermediação de mão de obra e de encaminhamento de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), além de atividades de orientação profissional.

A Ação Jovem é um evento organizado pela FGTAS com o objetivo de promover a inserção de jovens no mundo do trabalho. Na data, serão oferecidas 1.404 vagas de emprego de ampla concorrência nas 27 Agências FGTAS/Sine participantes. Trabalhadores de todas as idades poderão se candidatar às vagas de trabalho, no entanto, será oferecido atendimento preferencial aos jovens entre 14 e 29 anos.

Agências FGTAS/Sine participantes

Em Porto Alegre, o evento será realizado em todas as Agências FGTAS/Sine: Centro, Azenha, Zona Norte e Tudo Fácil Centro e Zona Sul. No interior do Estado, o evento ocorrerá nas Agências FGTAS/Sine de Alegrete, Alvorada, Bagé, Cachoeirinha, Canoas, Capão da Canoa, Camaquã, Caxias do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Novo Hamburgo, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santana do Livramento, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Tramandaí.

Confira alguns exemplos de vagas de emprego abertas e a programação das Agências FGTAS/Sine participantes no documento anexo abaixo.

Ação Jovem

O evento será realizado durante a Semana Estadual da Juventude. Instituída pela Lei Estadual nº 14.723, de 21 de agosto de 2015, a Semana tem por objetivo contribuir com o debate sobre políticas públicas, envolver as organizações e os movimentos, estimular a participação dos jovens nos espaços de decisão política e fortalecer a cultura de paz.

Perfil dos jovens atendidos nas Agências FGTAS/Sine

No primeiro semestre de 2019, foram encaminhados 54.325 jovens, de 18 a 29 anos, para vagas de trabalho nas Agências FGTAS/Sine. As ocupações com os maiores números de encaminhamentos de jovens foram alimentador de linha de produção       (1.174), vendedor de comércio varejista (286), auxiliar de escritório em geral (204), operador de caixa (185) e trabalhador no cultivo de árvores frutíferas (179).

FGTAS

Vinculada à Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social (Stas), a FGTAS é a instituição executora das políticas públicas de trabalho, emprego e desenvolvimento social do RS. Desenvolve as ações do Sistema Nacional de Emprego, operacionalizado nas Agências FGTAS/Sine, que envolvem os serviços de seguro-desemprego, geração e análise de informações sobre mercado de trabalho, projetos de emprego e renda e qualificação profissional.

Arquivos anexos

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social