Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Aberta inscrições para feiras de artesanato – 42ª Expoargs e XI Artesul

Publicação:

editais pga
Editais PGA

O ano iniciou com uma inovação no Programa Gaúcho de Artesanato.  Foi publicado na última sexta-feira (24) o Edital Unificado da 42ª Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul - Expoargs e da XI Artesul, duas das maiores feiras que são realizadas no Estado. O objetivo da publicação no início do ano é facilitar e agilizar o processo de seleção dos artesões inscritos, bem como proporcionar aos participantes selecionados maior tempo de organização na produção das peças artesanais. A 42ª Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul – Expoargs, será realizada de 30 de agosto a 07 de setembro de 2025, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Já a XI Artesul acontecerá de 15 a 20 de dezembro de 2025, no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre.

Na 42ª Expoargs serão disponibilizados aos artesãos 123 estantes e na XI Artesão 69 estantes para exposição e venda de produtos artesanais. A estrutura dos estantes será custeada pela FGTAS, cabendo ao expositor dispor de mobiliário e instrumento para expor seus produtos. O edital está disponível no Portal do Artesanato Gaúcho.

Inscrições
A inscrições estão abertas no período de 24 de janeiro a 05 de março e podem devem ser efetuadas no Portal do Artesanato Gaúcho. A adesão deve ser feita para as feiras de forma individualizada. Podem participar artesãos cadastrados no programa Gaúcho de Artesanato, com a Carteira Estadual de Artesão dentro do prazo de validade.

Triagem
Após o período de inscrições, terá início o processo de triagem, que será realizado por uma Comissão de Avaliação e Triagem composta por 03 (três) integrantes indicados pela Coordenação do Programa Gaúcho de Artesanato. A Comissão terá a atribuição de avaliar os produtos artesanais, bem como os dados constantes no formulário de inscrição e documentos solicitados.

A avaliação e triagem dos produtos artesanais será feira por meio de fotos enviadas para o e-mail editaispga@fgtas.rs.gov.br. Podem ser enviadas de 05 (cinco) a 10 (dez) fotos representativas das peças que desejam expor na feira,  e no mínimo 05 (cinco) de cada matéria-prima que o artesão deseja comercializar.

Resultado
A lista prévia, será divulgada dia 024 de abril, com os nomes dos artesãos pré-selecionados por ordem de classificação. A confirmação dos selecionados para a Expoargs divulgada no dia 04 de julho e a confirmação da participação na Artesul dia 06 de outubro. Os resultados de cada etapa de seleção serão publicados no Portal do Artesanato Gaúcho.

PGA
O Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) é desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS). O Programa incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. É responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social