30 anos da FGTAS e abertura do EmpregarRS são tema de cerimônia virtual

A abertura oficial do EmpregarRS e os 30 anos da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) foram os temas da cerimônia virtual realizada, na tarde desta segunda-feira, 22 de novembro, por meio do Facebook. Na ocasião, foram veiculados vídeos gravados pelo governador, Eduardo Leite, e pelo secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Ronaldo Nogueira.

De acordo com o governador, Eduardo Leite, "Cabe a nós, como Poder Público, ampliar o espaço de negociações, buscar oferecer maiores possibilidades de troca e de procura de empregos. Esse é justamente o objetivo do EmpregarRS, que aproxima empresas que necessitam de profissionais às pessoas que estão buscando uma oportunidade de emprego. Eu desejo um bom evento, que aproveitem muito esse momento de troca e de oportunidade e deixo aqui os parabéns, à FGTAS e a todos os seus colaboradores".

No vídeo, o secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Ronaldo Nogueira, sustentou que: "A FGTAS tem cumprido com a sua missão. Deus abençoe a FGTAS e dê vida longa a essa instituição para que possa continuar prestando esse serviço de eficiência e resultados eficazes para a população gaúcha. Parabéns FGTAS!".

Durante a cerimônia virtual, o diretor-presidente da FGTAS, Rogério Grade, manifestou orgulho em fazer parte da instituição. Ressaltou que os 30 anos da FGTAS representam um momento grandioso para a história do RS e são comemorados concomitantemente à 7ª edição do EmpregarRS, maior evento de empregabilidade do estado. Ainda, citou “o apoio e o suporte do governador, Eduardo Leite, e do secretário, Ronaldo Nogueira, para estender e melhorar os serviços prestados pela FGTAS àqueles que mais precisam neste momento de retomada da economia” e agradeceu, aos 522 servidores da instituição, pelo comprometimento e pela dedicação desempenhados no trabalho em prol do povo gaúcho.

O diretor-técnico, Carlos Eduardo Prestes, afirmou sentir-se honrado em participar do momento histórico vivenciado pela FGTAS e explanou sobre a retomada do trabalho presencial, após a superação e reinvenção necessárias para enfrentar os desafios impostos pela pandemia do coronavírus.

Já o diretor-administrativo, Diego Cettolin, destacou que é uma alegria muito grande fazer parte da FGTAS e que a instituição é de suma importância para o RS, pois possibilita às pessoas encontrarem oportunidades de trabalho. “A FGTAS segue com foco no futuro para que o povo gaúcho tenha oportunidades na área econômica e na vida e a Diretoria Administrativa vem promovendo economicidade de custos e ajustes administrativos para que a instituição se torne cada vez mais competitiva e organizada”, completou.

Por fim, a vice-presidente da Congregue, Ana Rosa Fischer, afirmou que os 30 anos da FGTAS “festejam os serviços e a história da FGTAS. Somos o que muitos já fizeram por essa instituição e a FGTAS será o resultado dessa relação de troca, responsabilidade e afeto. Por isso, reforço o compromisso de tentarmos fazer sempre o melhor pela instituição. Desejo vida longa à FGTAS e aos serviços que ela presta”.

EmpregarRS

O maior evento de empregabilidade do estado oferece 8.448 vagas, além de atividades de orientação sobre o mundo do trabalho. O EmpregarRS ocorre até a próxima sexta-feira, 26 de novembro, das 8h às 14h, em 72 Agências FGTAS/Sine. Criado em 2015, o evento aproxima empresas que necessitam contratar profissionais e trabalhadores que buscam uma oportunidade de emprego, além de desenvolver habilidades e conhecimentos favoráveis à formação do trabalhador e colocação no mundo do trabalho.

FGTAS

Vinculada à Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e Renda (STER), a FGTAS foi instituída pela Lei nº 9.434, de 27 de novembro de 1991, e regulamentada pelo Decreto 34.155, de 30 de dezembro de 1991. É a instituição executora das políticas públicas de trabalho, emprego e desenvolvimento social do RS; responsável pelo desenvolvimento do Sistema Nacional de Emprego no RS, do Programa Gaúcho de Artesanato e do Vida Centro Humanístico.

Confira, a seguir, alguns depoimentos em comemoração aos 30 anos da FGTAS e um vídeo alusivo à data:

00:00:00/00:00:00

Depoimentos sobre os 30 anos