130 Agências FGTAS/Sine promovem evento de inclusão social e profissional de trabalhadores com deficiência e reabilitados

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) realiza o evento Ação PcD – dia da inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados do INSS, nesta sexta-feira, 23 de agosto, em 130 Agências FGTAS/Sine.

Na abertura do evento realizada na manhã de hoje, na Agência FGTAS/Sine Centro de Porto Alegre, a secretária de Trabalho e Assistência Social, Regina Becker, destacou o apoio da FGTAS às ações defendidas pelo Governo Estadual. “Hoje, apenas 0,9% das pessoas com deficiência trabalham com carteira assinada no Brasil. O mercado de trabalho precisa ser ampliado. Todos devem ter uma oportunidade de trabalho e serem donos das próprias vidas. Desejo que os trabalhadores aqui presentes possam encontrar, na FGTAS, o apoio para uma nova carreira e jornada no mundo do trabalho”.

O diretor-presidente da FGTAS, Rogério Grade, agradeceu, aos servidores, instituições parceiras e empregadores, pelo trabalho desenvolvido na organização e execução do evento em todo o Estado.

A Ação PcD oferece 2.397 vagas de emprego no RS. O evento reúne entrevistas de emprego, atividades de orientação profissional, além de atendimento preferencial nas áreas de intermediação de mão de obra, encaminhamento de seguro-desemprego e de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) para pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados do INSS. Confira a programação das Agências FGTAS/Sine participantes no site: www.fgtas.rs.gov.br.

Ação PcD em Porto Alegre

Na capital, o evento ocorre na Agência FGTAS/Sine Centro (Rua José Montaury, 31), onde é prestado, exclusivamente, o serviço de intermediação de mão de obra e estão presentes representantes de sete empresas que realizam entrevistas de emprego.

A unidade dispõe de intérpretes de libras. O atendimento aos trabalhadores com deficiência auditiva e de fala conta com o auxílio dos intérpretes voluntários Vinícius Guth e Caroline Ito e da Assessoria de Educação Especial da Secretaria da Educação, Cláudia Pereira.

Ainda, os servidores da FGTAS encaminham solicitações de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) para confecção no mesmo dia, na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do RS (Av. Mauá, 1013 – 1º andar), das 9h às 16h. O encaminhamento e a entrega de CTPS no mesmo dia é viabilizada pela parceria da FGTAS e a SRTE-RS e ocorre, pela primeira vez no Estado, exclusivamente para Pessoas com Deficiência e reabilitados do INSS.

A estudante Ana Lúcia de Oliveira, que cursa o 6º ano na Escola Municipal Timbaúva, recebeu sua primeira Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) das mãos da secretária Regina Becker e do diretor-presidente Rogério Grade, na manhã desta sexta-feira, na sede da SRTE-RS. Aos 14 anos, Ana Lúcia sonha em ser confeiteira. Ela participa do Programa do Trabalho Educativo da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, que envolve a preparação dos estudantes para o mercado de trabalho e o oferecimento de cursos e de vagas de aprendizagem e de estágio. Ao todo, 50 alunos da rede municipal de ensino da capital compareceram à sede da SRTE-RS, na manhã de hoje, para encaminhar a Carteira de Trabalho.

Atendimento nas demais Agências FGTAS/Sine da capital

Nas Agências FGTAS/Sine Azenha, Zona Norte e Tudo Fácil Centro e Zona Sul é prestado atendimento preferencial ao público com deficiência e reabilitado do INSS nas áreas de intermediação de mão de obra e de encaminhamento de seguro-desemprego e de Carteira de Trabalho. Confira o endereço e o horário de funcionamento das Agências no site: https://fgtas.rs.gov.br/agencias-fgtas-sine.

Como participar da Ação PcD

Para se candidatar às vagas de emprego, basta comparecer à Agência FGTAS/Sine participante mais próxima com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e laudo que contenha CID (Código Internacional de Doenças). Já para encaminhar seguro-desemprego e Carteira de Trabalho é necessário apresentar a documentação disponível no site: www.fgtas.rs.gov.br.

O objetivo da ação é promover e ampliar a inclusão do público com deficiência e reabilitados do INSS no mundo do trabalho. O evento insere-se na programação da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, promovida de 21 a 28 de agosto, pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders).

Presenças

Também acompanharam a cerimônia de abertura da Ação PcD os diretores técnico, Darci Cunha, e administrativo da FGTAS, Diego Cettolin; o auditor fiscal da SRTE-RS, Paulo Panno; além de servidores e dos coordenadores da Agência de Desenvolvimento Social, Vilmar Gomes, e da Agência FGTAS/Sine Centro de Porto Alegre, Bárbara Barbieri.