Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

VII Artesul iniciará na próxima segunda-feira

Publicação:

Divulgação Artesul 2020
Divulgação Artesul 2020

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), por meio do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), inicia, na próxima segunda-feira, 6 dezembro, a VII Artesul. O evento ocorrerá até o dia 11 de dezembro, das 9h às 19h, no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre.

Ao todo, 101 artesãos irão comercializar seus produtos em 60 estantes. De acordo com a coordenadora do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), Luciana Pêss, serão expostas matérias-primas como fios, tecido, porongo, madeira, metal e couro. Os produtos foram selecionados por uma comissão que avaliou: porcentagem do trabalho manual, matéria-prima, conhecimento da técnica, personalidade no estilo e critérios no desenho, estética, produto final e aspectos em destaque.

A Feira de Artesanato - Artesul consta nos calendários de Eventos e Mensal de Atividades de Porto Alegre, por meio da Lei nº 12.458, de 26 de outubro de 2018. Objetiva promover a diversidade do artesanato gaúcho, estimular o empreendedorismo, gerar emprego e renda e reconhecimento profissional.

PGA

O Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. Desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), o PGA é responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.

 

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social