Seminário Artesão em Foco será realizado em 12 municípios gaúchos

O Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) promoverá o seminário Artesão em Foco em 12 cidades gaúchas, de maio a novembro de 2019, em parceria com a Emater. As inscrições podem ser realizadas, gratuitamente, nas Agências FGTAS/Sine dos municípios em que serão promovidos os eventos. Confira, a seguir, as datas:

02/05/2019 - Ijuí

14/05/2019 - Santa Maria

22/05/2019 - Santana do Livramento

12/06/2019 - Vera Cruz

04/07/2019 - Rio Grande

11/10/2019 - Travesseiro

26/09/2019 - Giruá

24/10/2019 - Passo Fundo

31/10/2019 - Frederico Westphalen

06/11/2019 - Vacaria

20/11/2019 - Capão da Canoa

26/11/2019 - Porto Alegre

De acordo com a coordenadora do Programa Gaúcho do Artesanato, Marlene Garcia, o seminário é importante para promover a qualidade do artesanato produzido no Rio Grande do Sul, por meio da divulgação do que é ou não considerado artesanato, segundo os Governos Estadual e Federal, e da legislação da atividade.

A coordenadora estadual de artesanato da Emater, Ivanir Santos, destaca que a Emater utiliza “a legislação e os conceitos do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) para orientar os artesãos do meio rural, por isso, a realização de seminários em parceria com a FGTAS possibilitará o compartilhamento de informações corretas de interesse do público alvo da instituição”.

O seminário objetiva discutir a profissão de artesão, estimular a formação de grupos de produção, impulsionar a comercialização e contribuir para a qualificação, atualização e valorização do artesão e de sua produção. Além de conceitos e legislações, o evento abordará temas diversos como Carteira do Artesão, nota fiscal, previdência, microcrédito, cooperativismo/associativismo, empreendedorismo/gestão, relação do artesanato com turismo, formação de preços, artesanato como patrimônio imaterial, desenvolvimento do produto e inovação, estratégias de vendas, exposição do produto, reciclagem e artesanato e marketing digital, além de oficinas de artesanato.

O evento é uma iniciativa do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), que incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. Desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), o PGA é responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.

Histórico

Em 2018, foram realizados 11 seminários nos municípios de Santiago, Santa Maria, Gramado, São Jerônimo, Bagé, São Leopoldo, Capão da Canoa, Camaquã, Alegrete, Santana do Livramento e Porto Alegre. Ao todo, 617 pessoas assistiram às palestras sobre legislação e políticas públicas de fomento ao artesanato, empreendedorismo, gestão, criação de produto e relações entre artesanato e identidade regional. Os eventos contaram com o apoio de diversas instituições como Sebrae, Senac, Emater-Ascar, Prefeituras Municipais, através de secretarias municipais de turismo, comércio e indústria; Embrapa e conselhos municipais de turismo.