Seminário Artesão em Foco ocorrerá em Santana do Livramento nesta quarta-feira

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), através da Agência FGTAS/Sine de Santana do Livramento, promoverá o seminário regional de artesanato Artesão em Foco, na quarta-feira, 22 de maio, das 13h30 às 18h, na Câmara de Vereadores.

As inscrições para o evento podem ser realizadas, gratuitamente, na Agência FGTAS/Sine do município (Rua Silveira Martins, 145) ou no site da FGTAS: http://intranet.fgtas.rs.gov.br/index.php.

O seminário pretende discutir a profissão de artesão, estimular a formação de grupos de produção, impulsionar a comercialização e contribuir para a qualificação, atualização e valorização do artesão e de sua produção. Confira, a seguir, a programação:

13h30 – Abertura

13h45 – Artesão em foco e legislação com a coordenadora do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), Marlene Garcia, e a coordenadora estadual de artesanato da Emater, Ivanir Santos

14h15 – Microcrédito produtivo orientado: uma oportunidade para o artesão com o coordenador estadual do Programa Gaúcho de Microcrédito, Jorge Imperatore

14h45 – Artesão e a previdência social

15h15 – Intervalo

15h30 – Artesanato, associativismo e cooperativismo com representante da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS – UCP Pelotas

16h – Geração de trabalho e renda no cooperativismo com o representante do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos

16h30 – Artesanato como patrimônio imaterial com Letícia de Cássia

17h – Relatos de experiências: artesãos rurais e urbanos

17h30 – Encaminhamento do seminário

18h - Encerramento

PGA

O PGA incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. Desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), é responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.