Mais de 2,5 mil trabalhadores foram atendidos no Sine Móvel

O Sine Móvel da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) contabilizou 2.512 atendimentos prestados em 2019.

A unidade móvel tem a missão de levar os serviços da FGTAS à população em ações de cidadania e locais de grande demanda. Em 2019, o veículo esteve presente em 74 eventos realizados em 34 municípios gaúchos, oferecendo os serviços de intermediação de mão de obra, orientações sobre Carteira de Trabalho Digital e renovação de Carteira de Artesão.

Intermediação de mão de obra

A FGTAS trabalha com ênfase na geração de emprego e renda no Rio Grande do Sul, nesse sentido, a intermediação de mão de obra é o principal serviço oferecido pela instituição e objetiva aproximar trabalhadores e empregadores.

Os trabalhadores interessados em se candidatar às vagas de trabalho do Sine Móvel comparecem à unidade com documento de identificação que contenha o número do CPF. Na oportunidade, os candidatos são cadastrados no sistema e, aqueles que possuem perfil profissional compatível com as vagas abertas recebem carta de encaminhamento para participar de entrevista na sede da empresa contratante.

Carteira de Trabalho Digital

Os atendentes do Sine Móvel orientam a população sobre a Carteira de Trabalho Digital, documento equivalente à versão física, que está previamente emitido a todos os inscritos no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF, sendo necessária apenas a habilitação. O acesso à Carteira de Trabalho digital pode ser efetuado através de um computador ou celular com internet. O documento pode ser acessado por meio do site do Governo Federal ou baixado, gratuitamente, pelo aplicativo disponível nas lojas virtuais Play Store ou App Store.

Carteira de Artesão

Em alguns eventos nos quais participa, o Sine Móvel também oferece o serviço de renovação da Carteira de Artesão. O documento emitido pelo Programa Gaúcho de Artesanato (PGA) viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização de produtos. Para solicitar a renovação da carteira, é preciso apresentar cópia da Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e foto 3x4.

Como solicitar a presença do Sine Móvel no seu município

Prefeituras municipais e instituições sem fins lucrativos podem requisitar a presença do Sine Móvel nos seus eventos. A solicitação deve ser feita através de oficio enviado para o e-mail: dir_adm@fgtas.rs.gov.br, contendo o dia e o horário em que será realizado o evento. A instalação do Sine Móvel exige:

- internet a cabo com possibilidade de conexão de cabo de rede ao roteador;

- tomada 220 w;

- mesas e cadeiras para acomodar os trabalhadores;

- toldo ou espaço coberto;

- divulgação do evento na imprensa local (rádio e jornal).