Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Estão abertas as inscrições para a Expoargs

Publicação:

Divulgação
Divulgação

Estão abertas as inscrições para a 38º Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs), que ocorrerá, simultaneamente à Expointer, de 4 a 12 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Artesãos individuais cadastrados no Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) poderão se inscrever, de 15 a 27 de julho, no site: https://www.fgtas.rs.gov.br/expoargs-2021. Os candidatos interessados em expor e comercializar seus produtos no evento devem preencher o formulário eletrônico de inscrição e anexar os seguintes documentos:

- cópia da Carteira de Artesão do PGA (dentro do prazo de validade);

- de 5 a 10 fotos das peças artesanais que pretende comercializar, de diferentes ângulos, em arquivo de imagem com nitidez e resolução suficientes para avaliação; caso o artesão trabalhe com mais de uma matéria- prima, deverá enviar de 5 a 10 fotos de cada matéria-prima.

Após o período de inscrições, terá início o processo de triagem, que será realizado por uma Comissão de Seleção, composta por três integrantes indicados pela Coordenação do Programa Gaúcho do Artesanato e designada pela Direção da FGTAS.

A seleção obedecerá aos seguintes critérios de avaliação: porcentagem de trabalho manual, matéria-prima, conhecimento da técnica, estética, produto final, personalidade no estilo e critérios no desenho; além da diversidade e da representatividade dos produtos e matérias primas a serem expostos, de acordo com as características da feira e do público consumidor.

A relação prévia de selecionados será divulgada no dia 11 de agosto e a lista final, no dia 18 de agosto. Mais informações sobre a Expoargs podem ser obtidas através do telefone: (51) 3226-3055.

Histórico da Expoargs

Em 2020, a maior feira de artesanato gaúcho foi cancelada e realizada apenas virtualmente, devido à pandemia. A 1ª Exposição Virtual de Produtos de Artesanato do RS contou com a participação de 56 artesãos e a exposição de 166 itens, além de atividades de capacitação e de orientação.

Já a última edição presencial do evento ocorreu em 2019. Na ocasião, a 36ª Expoargs contabilizou a venda de 37.333 produtos, que somaram R$ 1.385.000. Ao todo, 184 artesãos de 52 municípios comercializaram seus produtos no evento.

A Expoargs é promovida anualmente pela FGTAS, através do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), simultaneamente à Expointer. O PGA incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização.

O Programa é responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos. É desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), instituição vinculada à Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social (STAS).

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social