FGTAS na Operação Verão Total - Temporada 2025-2026
Publicação:
A FGTAS, através da unidade móvel - FGTAS Móvel, participa da Operação Verão Total do governo do Estado. Entre dezembro de 2025 e março de 2026, a unidade móvel estará presente nas praias, lagoas e balneários dos municípios das regiões litorâneas com a prestação dos seguintes erviços gratuitos: vagas de emprego, informações sobre seguro-desemprego e Carteira de Trabalho Digital e ações do Programa Gaúcho de Artesanato.
Conforme o coordenador do departamento de Acompanhamento da Rede de Atendimento da FGTAS, que também coordena as ações da Operação Verão, Rodrigo Suso, além de estar presente nos municípios onde terá ações da Operação Verão, a unidade móvel estará presente em cidades litorâneas onde não tem Agência FGTAS/Sine. Com isso será ampliado o acesso aos serviços gratuitos da FGTAS além de prestarmos um atendimento diferenciado aos artesãos nas comunidades mais distantes.
FGTAS Móvel na Operação Verão
A FGTAS participa da Operação Verão desde 2012. Na edição 2024/2025, mais de 700 trabalhadores receberam atendimento no encaminhamento para vagas de emprego, orientações do seguro-desemprego e Carteira de trabalho Digital, informações sobre o Programa Gaúcho de Artesanato e renovação da Carteira de Artesão.
A unidade móvel comporta dois funcionários da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS). A equipe pode atender, simultaneamente, duas pessoas, inclusive cadeirantes, pois o espaço é equipado com rampa de acessibilidade.
Operação Verão
O Governo do Rio Grande do Sul instituiu, por decreto, a Operação Verão Total 2025/2026, que estará vigente de 1º de outubro de 2025 a 15 de abril de 2026. Nos primeiros meses, a iniciativa vai articular as ações de diferentes órgãos estaduais a fim de garantir a prestação de serviços públicos voltados principalmente às necessidades do período de maior movimentação de turistas e veranistas, de dezembro a março.
As atividades vão se estender por todo o Estado, com foco especial no Litoral Norte e Sul, na Serra, na Fronteira e nos municípios com lagoas e balneários.