Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

FGTAS facilita agendamento do seguro-desemprego nas Agências FGTAS/SINE

Publicação:

Divulgação FGTAS
125 Agências FGTAS/Sine agendam seguro-desemprego

O agendamento do seguro-desemprego no site da FGTAS - www.fgtas.rs.gov.br, menu Serviços e Informações, Agendamento do seguro-desemprego, foi alterado facilitando o acesso a inserção de informações dos trabalhadores.

O atendimento de encaminhamento do seguro-desemprego pode ser agendado em 125 Agências FGTAS/SINE. De novembro de 2015 a fevereiro de 2016, foram agendados 30.649 atendimentos em todo o Estado.

“Para melhor atender ao trabalhador, a FGTAS mudou o design da página do agendamento no site. Agora, ficou ainda mais rápido e fácil agendar o atendimento nas nossas Agências, basta selecionar a unidade em que deseja ser atendido e informar nome completo, CPF e telefone para contato”, destaca o diretor-presidente da FGTAS, Juarez Santinon.

De acordo com o coordenador da Agência FGTAS/SINE de Caxias do Sul, Max Mota, o agendamento “melhorou muito o acesso do trabalhador ao serviço, reduziu a ocorrência de filas e proporcionou uma melhor organização da sistemática de atendimento e trabalho na Agência”. A unidade foi a 2ª Agência do Estado com o maior número de agendamentos de novembro de 2015 a fevereiro de 2016 (3.196), atrás apenas da Agência FGTAS/SINE Centro de Porto Alegre (3.935).

Na data e horário selecionados no agendamento, o trabalhador deve comparecer à Agência FGTAS/SINE com requerimento do Seguro-Desemprego Empregador Web, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT), Termo de Homologação ou Termo de Quitação e Comprovante do FGTS (saque ou extrato) para solicitar o benefício. Em caso de sentença judicial os documentos podem ser dispensados. O prazo máximo para requerer o benefício é de até 120 dias da data da demissão, homologação ou decisão judicial.

O seguro-desemprego só é encaminhado nos casos em que não é possível reinserir o profissional no mercado de trabalho, ou seja, quando não são encontradas vagas compatíveis com o perfil do profissional demitido no Sistema Mais Emprego.

Confira, a seguir, a relação completa de Agências FGTAS/SINE que realizam o agendamento do atendimento pelo site: Alegrete, Alvorada, Arroio do Meio, Arroio dos Ratos, Arroio Grande, Bagé, Bento Gonçalves, Bom Jesus, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Caçapava do Sul, Camaquã, Campo Bom, Candelária, Candiota, Canela, Canguçu, Canoas, Capão da Canoa, Capão do Leão, Capela de Santana, Carazinho, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Charqueadas, Crissiumal, Cruz Alta, Dom Pedrito, Encantado, Encruzilhada do Sul, Erechim, Estância Velha, Esteio, Estrela, Farroupilha, Feliz, Frederico Westphalen, Garibaldi, Gramado, Getúlio Vargas, Giruá, Gravataí, Guaíba, Guaporé, Horizontina, Ibirubá, Igrejinha, Ijuí, Itaqui, Jaguarão, Lagoa Vermelha, Lajeado, Marau, Montenegro, Nonoai, Nova Hartz, Nova Petrópolis, Nova Prata, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Osório, Palmeira das Missões, Panambi, Pantano Grande, Parobé, Passo Fundo, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Portão, Porto Alegre (Centro, Azenha e Tudofácil Zona Sul), Quaraí, Rio Grande, Rio Pardo, Rolante, Rosário do Sul, Salvador do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santa Vitória do Palmar, Santiago, Santo Ângelo, Santo Antônio da Patrulha, São Borja, São Francisco de Assis, São Francisco de Paula, São Gabriel, São Jerônimo, São José do Norte, São Leopoldo, São Lourenço do Sul, São Luiz Gonzaga, São Sebastião do Caí, São Sepé, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Sarandi, Seberi, Serafina Corrêa, Sobradinho, Soledade, Tapejara, Taquara, Taquari, Tenente Portela, Teutônia, Torres, Tramandaí, Três Coroas, Três de Maio, Três Passos, Triunfo (Centro e Pólo), Tupanciretã, Uruguaiana, Vacaria, Venâncio Aires, Vera Cruz, Veranópolis e Viamão.

O seguro-desemprego é concedido aos trabalhadores dispensados sem justa causa, que não recebem qualquer benefício previdenciário de prestação continuada, exceto auxílio-acidente, auxílio-reclusão e pensão por morte; e não possuem renda própria de qualquer natureza, suficiente a sua manutenção e de sua família.

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social