FGTAS economizou mais de R$ 1 milhão em 2018

Divulgação - Foto: Freepik: https://br.freepik.com/vetores-gratis/analise-de-dados-lupa_761448.htm

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) economizou R$ 1.091.185,63 em 2018. A economia com locações de imóveis, compras e serviços de limpeza representa 60,2% do total de valores poupados.

Os dados integram o relatório produzido pelo Grupo Setorial de Custos da FGTAS, composto por nove servidores designados pelo diretor-presidente da FGTAS, através da Portaria nº 33/2016, alterada pelas Portarias nº 16/2017, nº 36/2017 e nº 48/2018.

Para o diretor-presidente da FGTAS, Rogério Grade, o relatório “evidencia o esforço operacional para instituir uma cultura de análise de custos na Fundação, com vistas a melhor qualificação da gestão, a redução dos custos e ao aumento da produtividade para as 146 unidades de atendimento da FGTAS, em 142 municípios do Rio Grande do Sul”.

De acordo com o levantamento, em 2018, houve redução de R$ 186.147,69 em gastos com locação de imóveis e de 51.527,03, com condomínio, em comparação a 2017. A economia foi resultado da renegociação de contratos de aluguel e da mudança de Agências FGTAS/Sine para imóveis públicos de propriedade do Estado ou de prefeituras municipais. A medida abrangeu as Agências FGTAS/Sine Centro de Porto Alegre, Santana do Livramento, Santiago, São Francisco de Paula, Dom Pedrito, Viamão e Canguçu.

No período, também houve decréscimo de 30% com os custos de serviços de Correios, e de 80% com materiais de consumo. Ainda, no quesito transportes, houve redução de 74,3% no custo de manutenção da frota veicular, o que corresponde a R$ 69.179,72, e de 56% com combustível, o que equivale a uma economia de R$ 66.005,29. Com relação à emissão de passagens aéreas e à concessão de diárias, houve queda de 12% e de 36%, respectivamente.

No ano passado, a área de tecnologia da informação deu continuidade à melhoria das conexões de link de dados, iniciada em 2014. Houve redução de custos de, aproximadamente, R$ 6.500,00, ao mês, em infraestrutura de TI, o que representa uma economia de R$ 78.000,00 ao ano. Na oportunidade, foram beneficiadas as Agências FGTAS/Sine de Canela, Santana do Livramento e Santo Antônio da Patrulha.

Entre os projetos propostos pelo Grupo para 2019 estão a continuidade das negociações com proprietários de imóveis para redução dos valores locatícios e dos estudos sobre o mercado imobiliário nos municípios para realização da gestão das locações; o desenvolvimento de ações de orientação de uso e responsabilidade no consumo de água, energia elétrica, telefonia, gastos com Correios e uso dos veículos da frota; e a proposição de parcerias com os municípios a fim de ocupar espaços, eventualmente, ociosos para abrigar as instalações das Agências FGTAS/Sine, através de Termos de Cooperação Técnica com as prefeituras.

FGTAS

Vinculada à Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social, a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) é a instituição executora das políticas públicas de trabalho, emprego e desenvolvimento social do RS. Desenvolve as ações do Sistema Nacional de Emprego, operacionalizado nas Agências FGTAS/Sine, que envolvem os serviços de seguro-desemprego, geração e análise de informações sobre mercado de trabalho, projetos de emprego e renda e qualificação profissional.

Arquivos anexos