Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

FGTAS divulga a relação de artesãos selecionados para a V Artesul

Publicação:

Programa Gaúcho do Artesanato
Programa Gaúcho do Artesanato

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), através do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), divulga nesta quinta-feira, 7 de novembro, a relação de 140 artesãos selecionados para a V Artesul. A feira será realizada de 09/12/2019 a 14/12/2019, no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre. Confira a lista no site: https://fgtas.rs.gov.br/editais-de-feiras-do-pga.

Na feira, serão comercializadas peças de madeira calado e de entalhe, bichos e bonecos, pintura, crochê, tecelagem, couro, porongo, tricô, patchwork, biscuit, macramê, porcelana, tapeçaria, fuxico, prata, papel machê, dobradura, cutelaria, escultura, cartonagem, brinquedos pedagógicos, entre outros.

Os produtos que serão expostos e comercializados nos 116 estandes da Artesul foram avaliados por uma comissão, de acordo com os critérios da Portaria FGTAS Nº. 067/2009, como porcentagem de trabalho manual, matéria-prima utilizada, conhecimento da técnica e personalidade no estilo.

Participarão da feira artesãos de 38 municípios gaúchos: Alvorada, Barra do Ribeiro, Butiá, Cachoeirinha, Caçapava do Sul, Campo Bom, Canoas, Capão da Canoa, Capela de Santana, Caxias do Sul, Dois Irmãos, Dom Pedro de Alcântara, Eldorado do Sul, Esteio, Flores da Cunha, Frederico Westphalen, Guaíba, Gravataí, Imbé, Lindolfo Collor, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Portão, Porto Alegre, Rio Pardo, Rosário do Sul, Santana do Livramento, Santa Rosa, Sapiranga, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Tapera, Tapes, Tramandaí, Três Coroas e Viamão.

A Feira de Artesanato - Artesul é promovida pelo PGA e consta nos calendários de Eventos e Mensal de Atividades de Porto Alegre, por meio da Lei nº 12.458, de 26 de outubro de 2018. A última edição do evento contou com 48 estandes e contabilizou a venda de 4.459 peças artesanais, que somaram R$ 152.908, de 11 a 14 de dezembro, no Largo Glênio Peres, na capital.

PGA

O Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. Desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), o PGA é responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.

 

 

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social