Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

FGTAS abre inscrições para a VI Artesul

Publicação:

Divulgação
Divulgação

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) abriu as inscrições para a VI Artesul, nesta sexta-feira, 6 de novembro. Artesãos interessados em expor e comercializar seus produtos no evento poderão se inscrever de 6 a 30 de novembro de 2020. O edital está disponível no site da FGTAS: https://fgtas.rs.gov.br/editais-de-feiras-do-pga.

Para participar do processo seletivo, basta enviar a ficha de inscrição disponível no site da FGTAS, juntamente com uma cópia da Carteira de Artesão e cinco fotos das peças de matérias/técnicas que deseja comercializar no evento para o e-mail: artesanato@fgtas.rs.gov.br. O assunto do e-mail deve ser “VI ARTESUL” e no corpo do e-mail deve constar o nome completo do candidato e, caso esteja representado por uma associação de artesãos, deverá ser informado também o nome fantasia e a razão social da associação.

Os servidores da Casa do Artesão de Porto Alegre (Av. Júlio de Castilhos, 144) e das Agências FGTAS/Sine no interior do Estado estão à disposição para o fornecimento de orientação e auxílio no preenchimento da ficha de inscrição. Na Casa, o atendimento ao público é oferecido de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Os endereços e horários de funcionamento das Agências estão disponíveis no site: https://fgtas.rs.gov.br/agencias-fgtas-sine.

Os trabalhos inscritos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que analisará os produtos de acordo com os seguintes critérios: porcentagem do trabalho manual, matéria-prima, conhecimento da técnica, personalidade no estilo e critérios no desenho, estética, produto final e aspectos em destaque.

A lista prévia de artesãos selecionados será divulgada no dia 4 de dezembro e a lista final, no dia 8 de dezembro. Serão selecionados até 268 artesãos individuais ou associados para o compartilhamento de 67 estandes da VI Artesul, que ocorrerá de 14 a 19 de dezembro de 2020, em Porto Alegre.

O evento é uma promoção da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), através do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA). A Feira de Artesanato - Artesul consta nos calendários de Eventos e Mensal de Atividades de Porto Alegre, por meio da Lei nº 12.458, de 26 de outubro de 2018. Objetiva promover a diversidade do artesanato gaúcho, estimular o empreendedorismo, gerar emprego e renda e reconhecimento profissional.

Dados da última edição

A V Artesul contabilizou a venda de 13.885 peças artesanais, que somaram R$ 359.608,64, de 9 a 14 de dezembro de 2019, no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre.

PGA

Desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), o Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. É responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos. A FGTAS é uma instituição vinculada à Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social (STAS).

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social