Eleita presidência da Comissão Tripartite e Paritária de Emprego do RS

A representante da bancada dos trabalhadores, Maria Helena de Oliveira, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), foi eleita presidente da Comissão Tripartite e Paritária de Emprego do Rio Grande do Sul (CTPE/RS), em reunião ordinária realizada na manhã desta quarta-feira, 19 de junho.

Com caráter deliberativo, a Comissão tem a finalidade de elaborar, propor, acompanhar e avaliar políticas públicas de emprego, principalmente, as financiadas com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). É composta por 18 membros, distribuídos em três bancadas: dos trabalhadores, dos empregadores e a governamental. O mandato de cada representante é de três anos, sendo permitida uma recondução, e o de presidente é de doze meses, exercido em sistema de rodízio entre as bancadas.

Durante a reunião, o representante da Secretaria Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão, Alberto Nogueira, apresentou o trabalho realizado pelo grupo, que analisa a proposta do Projeto de Lei do Sistema Estadual de Trabalho, Emprego, e Renda, do Conselho Estadual de Trabalho – CETR-RS e constituição do Fundo Estadual de Emprego - FUNTRAB-RS. O Grupo de Trabalho é tripartite e composto por representantes dos trabalhadores (CUT e CCTB), empregadores (Fecomércio e Farsul) e governo (Secretarias do Planejamento e de Trabalho e Assistência Social), além da equipe técnica da FGTAS.

Também participaram da reunião os representantes da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (STAS), Rogério Grade, diretor-presidente da FGTAS; da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do RS, Cristian Anton; da Secretaria da Educação, Janir Terezinha Abelim; da Força Sindical, Lélio Falcão; da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Marcelino Pogozelski; da Central Geral do Trabalhadores, Éder Pereira; da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do RS, Leonardo Schreiner; e da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Fábio Vieira.