Convênio Sine e EmpregarRS são pautas da reunião da CTPE/RS

A Comissão Tripartite e Paritária de Emprego do RS (CTPE/RS) reuniu-se na manhã desta quarta-feira, 16 de maio, na sede da FGTAS. A reunião discutiu o andamento do convênio Sine, o EmpregarRS e o envelhecimento da população sob a presidência do representante indicado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH) e diretor-presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Rogério Grade.

Na oportunidade, a coordenadora do Departamento de Relações com o Mercado de Trabalho (DRMT) da FGTAS, Ana Rosa Fischer, falou sobre o andamento do convênio firmado entre o Ministério do Trabalho e o Governo do RS. A Comissão enviará ofício ao ministro do Trabalho e ao Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) e ao Fórum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho (Fonset) para solicitar recursos e apoio para a continuidade dos serviços prestados nas Agências FGTAS/Sine no período de vigência do convênio (outubro de 2019). O Sistema Nacional de Emprego é operacionalizado nas Agências FGTAS/Sine e envolve os serviços de intermediação de mão de obra, seguro-desemprego, geração e análise de informações sobre mercado de trabalho, projetos de emprego e renda e qualificação profissional.

Em seguida, o diretor-técnico da FGTAS, Darci Cunha, divulgou a 5ª edição do EmpregarRS, evento anual promovido pela Fundação com o objetivo de promover a inserção de trabalhadores no mercado de trabalho, além de proporcionar atividades de orientação profissional, empreendedorismo e palestras motivacionais. Em 2018, o EmpregarRS será realizado em mais de 80 Agências FGTAS/Sine no dia 15 de junho. Ainda, Cunha informou que os servidores das unidades estão cadastrando vagas de emprego para serem disponibilizadas no evento.

Já o representante da Força Sindical, Lélio Falcão, convidou a todos para o Fórum Democrático, que ocorre, na próxima terça-feira, 22 de maio, na Assembleia Legislativa, para discutir a situação do Pólo Naval de Rio Grande. Ele explanou também sobre a importância de debater o envelhecimento da população. Ele falou sobre a necessidade de oferecer qualificação para cuidadores de idosos e citou alguns eventos de destaque na área como a 3ª Assembleia Mundial sobre Envelhecimento.

A reunião também contou com a presença de representantes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do RS (SRTE-RS); da Secretaria Estadual da Educação; Secretaria Estadual do Planejamento, Governança e Gestão; Central Única dos Trabalhadores; e Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul).