Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Casas do Artesão e eventos realizados pelo PGA são citados em catálogo nacional

Publicação:

Divulgação
Divulgação

As Casas do Artesão e as feiras promovidas pelo Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) foram incluídas no Catálogo Cartografia do Artesanato Brasileiro. O documento divulga as principais associações, centros de comercialização e feiras relacionadas com a produção e comercialização de produtos artesanais. O catálogo está disponível no link: https://drive.google.com/file/d/1ezekNWiNOk9wNLZl4TjIiLJ4CmtoSuXp/view.

Promovido pela Universidade Federal do Pará e pela Secretaria Especial de Cultura (MTUR), o projeto Cartografia do Artesanato Brasileiro objetiva inventariar as formas com as quais o artesanato é produzido e comercializado.

A pesquisa envolve a realização de visitas para observação in loco a centros de produção e distribuição, feiras, eventos, centros de artesanato, entre outros, e entrevistas com diversos atores que se conectam diretamente com o tema do artesanato, desde agentes públicos até artesãos, presidentes de cooperativas e organizadores de eventos e feiras.

PGA

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) desenvolve o Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), que incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização.

O PGA é responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização de produtos.

 

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social