Casa do Artesão de Porto Alegre doa 500 peças para a Campanha do Agasalho e o ICI-RS

O Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), através da Casa do Artesão de Porto Alegre, doou 500 peças artesanais para a Campanha do Agasalho e o Instituto do Câncer Infantil (ICI-RS), na tarde desta quarta-feira, 12 de junho, durante evento realizado no auditório da Casa, em Porto Alegre.

Na oportunidade, a secretária estadual de Trabalho e Assistência Social, Regina Becker, entregou doações de naninhas e bonecas de tecido ao presidente do Instituto do Câncer Infantil, Algemiro Brunetto. Ela destacou o trabalho realizado por Brunetto a frente do ICI-RS e parabenizou os artesãos envolvidos na produção das peças doadas: “Parabéns a todos os artesãos envolvidos nessa ação de solidariedade, que disponibilizaram seu tempo e dedicação, com o propósito de dar conforto às crianças que serão beneficiadas com as doações”, completou.

Brunetto agradeceu as doações e afirmou que as naninhas e bonecas trarão alegria para as crianças do ICI, organização sem fins lucrativos que há 28 anos desenvolve pesquisas científicas e fornece apoio pedagógico, psicológico, nutricional e odontológico, além de medicamentos, exames especiais e amparo assistencial com auxílios de vestuário e alimentos. Em 2018, a organização prestou mais de 18 mil atendimentos.

Já as artesãs da Casa do Artesão de Porto Alegre, Loreni de Sousa e Maria Zilda entregaram roupas infantis de tricô e crochê doadas para a Campanha do Agasalho à secretária, Regina Becker.

O diretor-presidente da FGTAS, Rogério Grade, discursou no evento
O diretor-presidente da FGTAS, Rogério Grade, discursou no evento - Foto: Divulgação

A coordenadora do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), Marlene Garcia, contou que as 500 peças doadas foram produzidas por 20 artesãos da Casa do Artesão da capital, de março a junho deste ano. O diretor-presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Rogério Grade, cumprimentou, pela iniciativa, os artesãos e a coordenadora do PGA, Marlene Garcia, além de ressaltar a importância desses profissionais para o Rio Grande do Sul e a emoção de ver o carinho com que as peças são produzidas.

Divulgação - Foto: Divulgação

O evento também contou com um desfile de roupas confeccionadas a partir de tecidos reciclados. As peças apresentadas no desfile estarão à venda na Casa do Artesão em breve.

Presenças

Os diretores técnico, Darci Cunha, e administrativo da FGTAS, Diego Cettolin, também prestigiaram o evento.

PGA

Desenvolvido pela FGTAS, o Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio a comercialização. É responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.