Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Casa do Artesão de Santa Cruz do Sul abre inscrições para novos expositores

Publicação:

Programa Gaúcho do Artesanato
Programa Gaúcho do Artesanato

A Casa do Artesão de Santa Cruz do Sul seleciona artesãos interessados em expor e comercializar seus produtos durante seis meses no espaço. Podem se inscrever artesãos com Carteira de Artesão do Programa Gaúcho do Artesanato em dia, de 10 a 21 de junho, das 8h às 17h, na Casa, localizada na Rua Marechal Floriano Peixoto, 907.

Após o período de inscrições, os candidatos participarão da triagem, que envolve a avaliação de 5 a 10 peças por matéria-prima, a ser realizada no dia 24 de junho, das 8h às 12h. O resultado será divulgado no mesmo dia, às 15h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3711-2622 e (51) 3711-3223.

A Casa é uma iniciativa do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) e consiste em um espaço de exposição e comercialização que serve como ponto de apoio e incentivo aos novos artesãos. Atualmente, conta com 13 artesãos e média mensal de vendas de R$ 1.793,00 em peças artesanais. De março a maio de 2019, foram vendidas 183 peças no valor de R$ 5.380,00. Produtos que utilizam técnicas de tecido/acessórios, patchwork, crochê e tricô são os comercializados em maior volume.

Desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), o PGA incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio a comercialização. É responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social