Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Campanha Olhar Solidário é lançada no Vida Centro Humanístico

Publicação:

Divulgação
Divulgação

A campanha Olhar Solidário foi lançada, na manhã desta terça-feira, 10 de setembro, no Vida Centro Humanístico. A iniciativa consiste no oferecimento de atendimento oftalmológico e na doação de óculos em uma Unidade Móvel de Saúde sediada no Vida.

Divulgação
Divulgação

Durante a cerimônia, o diretor-presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Rogério Grade, parabenizou o prefeito de Porto Alegre e a Fundação Leonística da Capital pela iniciativa. “Gostaria de agradecer a escolha do Vida para sediar essa campanha, que dá ainda mais vida ao espaço da FGTAS e o aproxima da comunidade, além de manifestar o interesse da instituição em ampliar a parceria firmada com a Prefeitura da Capital”, destacou.

Divulgação
Divulgação

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, agradeceu ao diretor-presidente da FGTAS pela parceria e também manifestou o desejo de que a Prefeitura e a Fundação trabalhem ainda mais em conjunto. “Conseguimos reduzir em 40% a fila de espera por consulta com especialistas. Porto Alegre está passando por mudanças estruturais que alterarão o seu futuro e, pela primeira vez, em 2021, sobrarão recursos para investimentos para que possamos atender às pessoas que mais precisam nos locais em que necessitam”, completou.

Divulgação
Divulgação

Os atendimentos oftalmológicos são realizados pela Fundação Leonística de Porto Alegre em sua Unidade Móvel de Saúde (UMOS), equipada com um consultório e uma ótica. Os atendimentos são prestados aos pacientes encaminhados pelas Unidades de Saúde de Atenção Primária do SUS da região, às terças-feiras, de setembro a novembro de 2019, das 7h às 15h, no Vida. Ao todo, o projeto pretende atender 5 mil pacientes que aguardam encaminhamento para consultas oftalmológicas e entregar 3.375 óculos gratuitos com lentes corretivas até o final de 2020.

A campanha objetiva reduzir a fila de espera das consultas oftalmológicas e proporcionar a correção de transtornos de refração da população. A iniciativa foi viabilizada com a doação de R$ 220 mil do TRI LEGAL, captados pelo POA Solidária, rede colaborativa de mulheres ativas e engajadas que promove a responsabilidade compartilhada dos cidadãos, das empresas e do poder público em busca de soluções para a cidade. O projeto Olhar Solidário prevê uma cooperação técnica entre a Fundação Leonística de Assistência Social do Distrito LD-3, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre e a Secretaria Municipal de Relações Institucionais (SMRI).

Também prestigiaram a cerimônia de lançamento o diretor-técnico da FGTAS, Darci Cunha; os secretários municipais da Saúde, Pablo Stürmer; e de Comunicação Social, Orestes de Andrade Jr; o vereador, Mauro Pinheiro; o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul (TJM-RS), coronel Paulo Roberto Mendes Rodrigues; a primeira-dama de Porto Alegre, Tainá Vidal; entre outras autoridades.

Vida

Administrado pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), o Vida Centro Humanístico está localizado na Zona Norte de Porto Alegre, na Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132. É um espaço de cidadania com ações de saúde, trabalho, lazer, educação, esporte e cultura.

*Com informações da Coordenação do POA Solidária

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social