Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Caminhão do Programa Gaúcho do Artesanato transporta produtos para a Fenearte

Publicação:

Fenearte
25150039-fenearte.jpeg

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), por meio do Programa Gaúcho de Artesanato (PGA), iniciou, na última quarta-feira, 1º de dezembro, o transporte dos produtos que serão expostos na 21ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato – Fenearte.

As peças produzidas por 27 artesãos individuais e de uma associação foram selecionadas de acordo com os seguintes critérios de avaliação: porcentagem de trabalho manual, matéria-prima, conhecimento da técnica, estética, produto final, personalidade no estilo e critérios no desenho; além da diversidade e da representatividade dos produtos e matérias primas a serem expostos, conforme as características da feira e do público consumidor.

Promovida pelo Programa do Artesanato Brasileiro, a Fenearte será realizada de 10 a 19 de dezembro de 2021, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O estande que irá expor e comercializar os produtos selecionados pelo PGA contará com a presença de 5 artesãos gaúchos, entre os quais está Leonardo Neves Brum: “Minhas expectativas com relação à Fenearte são as melhores, pois é a maior feira de artesanato da América Latina. Espero que tenhamos ótimas vendas”, afirmou o artesão que trabalha há 12 anos com madeira calado, madeira torneado, couro revestimentos e lã/tecelagem.

A Fenearte tem como objetivo valorizar e difundir os saberes tradicionais, estimular o potencial de crescimento dos artesãos e artesãs, funcionando como importante elemento estruturador da cadeia produtiva do artesanato local.

PGA

O Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) é desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), órgão vinculado à Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda. O Programa incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização.

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social