Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Casa do Artesão de Porto Alegre completa 30 anos

Publicação:

Divulgação
Divulgação

A Casa do Artesão de Porto Alegre comemora 30 anos nesta quarta-feira, 14 de novembro. A solenidade marcada para as 15h, no auditório da Casa (Av. Júlio de Castilhos, 144), contará com a presença de autoridades, apresentação musical e lançamento do concurso de presépios e da oficina de confecção de Papai Noel.

A Casa do Artesão da Capital é um espaço de exposição e comercialização que serve como ponto de apoio e de incentivo aos novos artesãos. Atualmente, há 140 artesãos de 30 municípios que expõem seus trabalhos no espaço. Em 2017, a Casa contabilizou a venda de 4 mil peças artesanais que somaram R$ 115 mil. Além da comercialização, o espaço reúne cursos de artesanato. Anualmente, são oferecidos cerca de 15 cursos.

A Casa é a sede do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) com o objetivo de incentivar a profissionalização e fomentar a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. Ao todo, Porto Alegre conta com 8.700 artesãos ativos no Programa.

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social