Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Artesão Ary Minotto representará o RS em feira em Belo Horizonte

Publicação:

Divulgação
Divulgação - Foto: FNA - https://www.feiranacionaldeartesanato.com.br

O artesão gaúcho Ary Minotto foi o profissional escolhido para representar o Estado no Catálogo Mestres da Arte e do Artesanato, promovido pela 29ª Feira Nacional de Artesanato.

O catálogo homenageia mestres cuja vida e obra foram dedicados a produção e manutenção das práticas e saberes relativos à arte e ao artesanato tradicional, sabedoria notória e reconhecida pelos seus pares e por especialistas, com longa permanência na atividade e capacidade de transmissão de seus conhecimentos artísticos e culturais. O projeto é resultado da parceria firmada entre o Programa de Artesanato Brasileiro do Ministério da Indústria e Comércio Exterior, o Governo do Estado de Minas Gerais e o Instituto Centro CAPE. O catálogo está disponível no site da feira: https://www.feiranacionaldeartesanato.com.br/arquivos/catalogo_mestres_arte_artesanato.pdf.

“Sinto-me bem com essa homenagem. Trabalho há 75 anos com entalhe em madeira e há 30 anos ministro curso na Casa do Artesão de Porto Alegre. Na feira, terei um estande de 16 m², onde irei expor e comercializar mesa, espelhos, imagens e esculturas de entalhe em madeira, além de fazer demonstrações da técnica e ministrar palestras”, conta Minotto.

Cadastrado no Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), Ary nasceu em Caxias do Sul, em 14 de novembro de 1933. A primeira técnica artesanal aprendida foi de produção de barris, depois começou a fazer esculturas e, no final da década de 1950, transferiu-se com sua oficina para Porto Alegre, onde restaurava peças antigas e produzia móveis novos. O atelier era frequentado por Aldo Locatelli, Érico Verrisimo, Leonel Brizola e Ildo Meneguetti, seus amigos e clientes. Na capital gaúcha, Minotto restaurou as portas da igreja da Conceição, montadas em estilo barroco, os confessionários da igreja do Rosário, o guarda respeito da igreja Sagrada Família na Cidade Baixa e os bancos de cabriúva da Igreja São Jorge. Ainda, elaborou o altar da igreja Cristo Redentor de Bento Gonçalves e da Igreja de Matriz em Coca/SC.

Em 2014, Ary representou o Rio Grande do Sul na exposição Aquarela Brasileira, com a peça console entalhado com espelho, no túnel de ligação do Palácio do Planalto, em Brasília. O evento integrou a 10ª edição da Semana do Servidor, realizada de 3 a 7 de novembro, com o objetivo de representar a diversidade e a qualidade da produção artesanal nacional. A exposição contou com peças de grande porte de artesanato tradicional, arte popular, indígena e quilombola.

29ª Feira Nacional de Artesanato

A 29ª Feira Nacional de Artesanato ocorrerá de 4 a 9 de dezembro de 2018, na Expominas, em Belo Horizonte/MG. A última edição, realizada em 2017, reuniu 5 mil expositores de todos os estados brasileiros e outros 12 países da América Latina, África e Europa. Ao todo, havia 1.100 estandes e cerca de 170 mil visitantes, que movimentaram R$ 71,4 milhões. A feira, que começou em 1989, é considerada a maior da América Latina. Organizada pelo Instituto Centro CAPE, integra o Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Mais informações no site: https://www.feiranacionaldeartesanato.com.br.

PGA

O Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. Desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), o PGA é responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.

 

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social