PGA inicia aulas de artesanato na Penitenciária Feminina de Guaíba
Publicação:
O Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) inicia as aulas de artesanato na Penitenciária Estadual Feminina Julieta Balestro de Guaíba, na próxima segunda-feira, 11 de abril.
Na segunda-feira, as apenadas participarão de aulas práticas de cartonagem e, na terça-feira, de tricô de dedo, que envolve a produção de colares e pulseiras. Os cursos serão ministrados, respectivamente, pelas artesãs Daniela Oliveira, que trabalha há 3 anos com artesanato, e Shirlei Machado, que atua há mais de 30 anos na área. No dia 18 de abril, as alunas realizarão teste de habilidade para concessão da Carteira de Artesão.
O documento é emitido pelo Programa Gaúcho do Artesanato, que incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização.
A FGTAS e a Fundação Maçônica Educacional (FME) firmaram termo de cooperação técnica para desenvolver cursos de artesanato nos centros prisionais e otimizar o projeto Sonho de Liberdade da FME, que há quatro anos desenvolve cursos na área de construção civil e eletricidade, bem como de artesanato que utiliza garrafas pet e caixas de leite. Inicialmente, a cooperação abrangerá a Penitenciária Estadual Feminina Julieta Balestro de Guaíba e a Penitenciária Feminina Madre Pelletier.